REGULAMENTO

Todas as Produções artísticas do concurso devem versar sobre o tema: “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

A Diretoria de Ensino de Itapecerica da Serra, regional responsável pelo atendimento a jovens e crianças em idade escolar na rede pública estadual de ensino, com foco no processo de ensino-aprendizagem na formação integral do aluno, institui a mostra ARTE 5.

 

JUSTIFICATIVA


A pesquisa “Trabalho Docente em Tempos de Pandemia”, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (Mestrado/ UFMG) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com dados coletados entre 8 e 30 de junho, a partir de respostas de 15.654 docentes de todo o Brasil, da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, revela que:

  • 84% dos professores afirmam que o envolvimento dos alunos diminuiu um pouco ou diminuiu drasticamente durante a pandemia.

  • 80% dos entrevistados afirmam que a principal dificuldade dos estudantes é a falta de acesso à internet e computadores; seguida pela dificuldade das famílias em apoiar os estudantes (74%); a falta de motivação dos alunos (53%) e o desconhecimento dos alunos em usar recursos tecnológicos (38%).

Analisando a pesquisa, observa-se que durante o distanciamento social causado pela pandemia da COVID- 19, com aulas mediadas por tecnologia e retorno das atividades presenciais realizado de forma gradual, o protagonismo juvenil vem sofrendo impacto. Por isso, pensando nos quatro Pilares da Educação (aprender a conhecer, a fazer, a viver, e finalmente aprender a ser) é de vital importância ações que valorizem a ação direta dos alunos como coautores de aprendizagens significativas.
Nesse contexto, a Mostra de Arte pretende potencializar o protagonismo juvenil dos estudantes matriculados em Escolas Estaduais sob jurisdição da Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra, utilizando temáticas que apoiam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em meio à pandemia, bem como o desenvolvimento de habilidades essenciais dos Currículos de Arte do Estado de São Paulo para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, levando em consideração os elementos das linguagens artísticas e integradas.

OBJETIVOS

  • Potencializar a ação protagonista dos estudantes, por meio das linguagens artísticas, durante o distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19;

  • Divulgar a produção dos alunos da escola pública paulista, na área tema do concurso;

  • Apoiar o desenvolvimento das habilidades essenciais de Arte, propostas para o período de distanciamento social.

PARTICIPANTES


Por adesão dos alunos matriculados em escolas da rede estadual sob jurisdição da Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular/ PEI ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, poderão participar do Concurso, individualmente ou mediante a formação de grupos de até 5 (cinco) estudantes com gravação dos produtos finais e envio mediado por tecnologia, ou na retomada gradual, com distanciamento de 1 metro e meio garantido, bem como o uso de máscaras e cuidados estabelecidos para a não contaminação da COVID-19. As famílias também poderão participar junto aos estudantes. Vale ressaltar que os discentes atuarão sob a orientação de um/ uma professor/ a por eles indicado.

CATEGORIAS e TEMA


A participação dos alunos se fará em 5 categorias por meio de redes sociais (Youtube e Facebook do Grêmio Estudantil da Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra):

  • LINGUAGEM MUSICAL: composição de letra e de música. Composição e apresentação de música autoral que concorrerá para se tornar o Hino oficial do Grêmio Estudantil da Diretoria de Ensino. Tema “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

  • LINGUAGEM DA DANÇA: Composição de coreografias autorais utilizando elementos da dança como, Plano alto, médio e baixo, ritmo lento e ritmo rápido etc. Tema “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

  • LINGUAGEM DO TEATRO: Composição de cenas em grupo com familiares ou mediada por tecnologias ou monólogos autorais utilizando elementos da improvisação teatral. Tema “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

  • LINGUAGEM DAS ARTES VISUAIS: Composição de obras de arte visuais autorais (desenho, pintura, fotografia, escultura etc.). Tema “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

  • LINGUAGEM INTEGRADA: Composição de vídeos animados, ou cena musical, ou releitura de cenas de filmes (ex. dublagem), comédia stand up com roteiros que mostre o lado cômico do isolamento social. Tema “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

 

  • Poderão participar alunos/as regularmente matriculados e frequentes no Ensino Fundamental e Ensino Médio do curso regular ou PEI, e da modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos, mediante adesão do aluno

  • A inscrição poderá ser individual ou em grupo, caso em que será formado por até 5 (cinco) alunos/as.

  • Haverá 1 (um) professor/a orientador/a indicado/a pelos alunos que se responsabilizará pela autenticidade da obra.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO


Os participantes deverão produzir uma composição autoral de música (letra e música), ou composição coreográfica autoral utilizando elementos da dança, ou composição de cenas teatrais em grupo com familiares ou mediada por tecnologias ou monólogos autorais utilizando elementos da improvisação teatral, ou composição de obras de arte visuais autorais (desenho, pintura, fotografia, escultura etc.) ou ainda , composição de vídeos animados, ou cena musical, ou releitura de cenas de filmes (ex. dublagem), comédia stand up com roteiros que mostre o lado cômico do isolamento. Lembrando que, qualquer linguagem escolhida deve versar sobre o tema “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

  • Letra e música, e coreografias em qualquer estilo musical, devem ser originais, inéditas e de autoria individual ou do grupo.

  • Os participantes (individual ou grupo) devem definir o Pseudônimo que será utilizado durante o Concurso.

  • A música (Hino do grêmio) deverá ter um título.

  • A letra da música deverá ser composta na Língua Portuguesa e respeitar o tema: “Protagonismo Juvenil em meio a adversidades”.

  • Cada participante ou grupo poderá apresentar apenas uma música, ou coreografia, ou cena ou vídeo animado de sua autoria.

  • A execução da composição deverá ter duração de, no máximo, 3 (três) minutos e 15 (quinze) segundos, ser gravada em vídeo com imagem e som, ter sido produzida de forma caseira ou profissional, com qualidade sonora audível, com ou sem acompanhamento.

  • Deverá ser postada na plataforma YouTube devidamente habilitado, de acordo com o seguinte o padrão:

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


As produções dos alunos ligadas às linguagens da dança, teatro, artes visuais e linguagens integradas, não serão avaliadas para fins de concurso, mas participaram da Mostra de Arte “ART 5 DERITS” de modo virtual, pelas redes sociais. É necessário que as obras não contenham expressões racistas, discurso de ódio, palavras de baixo calão, mas que levem os apreciadores ao encontro com a poética pessoal dos alunos com foco na resiliência.
Já as composições musicais, estas farão parte de concurso que elegerá o Hino do Grêmio Estudantil da Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Seera, escolhida por comissão de jurados composta por representantes da DE, e seguirá os critérios abaixo:
Para seleção das músicas participantes do Concurso serão utilizados os seguintes critérios de
avaliação:

  • Forma de apresentação, de acordo com constante desse regulamento.

  • Expressividade: Capacidade de comunicação de “ideias” expressivas.

  • Discurso: Capacidade de dar destaque ao tema do Concurso.

  • Fluência: Domínio do discurso, com desprendimento e propriedade.

  • Originalidade: Inovação dentro do estilo musical proposto.

FASES DO CONCURSO


Fase 1 – Divulgação


A divulgação do Projeto ART5 será realizada entre os dias 31 agosto e 12 de setembro de 2020, através de reunião com os articuladores dos Grêmios Estudantis, com alunos indicados pelas Unidades Escolares integrantes das diretorias gremistas, e estudantes que vêm atuando de forma protagonista nas escolas durante o período de distanciamento social, para que estes se tornem multiplicadores da divulgação aos seus pares.
De forma concomitante, a Diretoria de Ensino fará a divulgação do Projeto ART5 para os alunos através das redes sociais, ATPC de linguagens e Códigos, Site e Canal da Diretoria de Ensino no Youtube.


Fase 2 - Inscrição


Os estudantes deverão realizar a publicação de sua obra primeiro na plataforma YouTube, forma pública. Se for necessário o auxílio da Unidade Escolar ou professor responsável, os pais deverão assinar e enviar autorização de uso de imagem para o professor tutor escolhido pelo aluno participante ou agente responsável indicado pela Unidade Escolar para receber as autorizações (podem ser fotografadas e enviadas por e-mail). Após a publicação do vídeo, o estudante deverá realizar a inscrição através do link para formulário abaixo, inserindo o link de acesso ao vídeo. A Fase de inscrição é de 12 de setembro a 30 de outubro.

Fase 3 – Apresentação das obras


A mostra das obras dos participantes ocorrerá por meio das redes sociais (Facebook Grêmio Estudantil e NPE) da Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra, também no site da Diretoria de Ensino entre os dias 12 de outubro e 16 de novembro de 2020.


Fase 4 – Escolha do Hino do Grêmio


A escolha do Hino do grêmio dar-se-á entre 02 e 06 de novembro. A divulgação do finalista ocorrerá entre 16 e 20 de novembro de 2020. O finalista poderá ter sua composição produzida pela cantora Heloá Holanda, com parceria vocal.

PREMIAÇÃO


Será realizada em data e local a serem informados, a apresentação do vídeo da música vencedora.
As 10 (dez) obras postadas e inscritas que receberem mais likes, receberão Certificado de Finalistas e concorrerão a prêmios que serão posteriormente divulgados.

CRONOGRAMA

Disposições Gerais

  • A inscrição e participação dos discentes na Mostra /Concurso de ART5 - TEMA: O Protagonismo Juvenil em meio ao distanciamento Social, pressupõe a aceitação e o cumprimento automático deste regulamento.

  • A participação neste concurso implica, obrigatoriamente, na veracidade quanto à autoria da obra inscrita, bem como a licença prévia e gratuita de utilização dos direitos patrimoniais nos termos do artigo 49 e seguintes da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), sem ônus para a Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra ou para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

  • A Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra fica autorizada a divulgar, sem quaisquer ônus, as obras recebidas, nome e imagem dos participantes.

  • O conteúdo das composições inscritas é de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião da Instituição Organizadora do Concurso;

  • O/a professor/a orientador/a indicado/a pelos alunos será o responsável pela autenticidade da obra.

  • Os participantes do Concurso devem se comprometer a não incluir em sua produção conteúdos que provoquem constrangimento, apresentem conteúdo racista, misógino etc., sejam inadequados aos objetivos propostos, que desrespeitem o Código Penal Brasileiro e à Legislação vigente ou copiar conteúdos de outros autores sem autorização de seus titulares.

  • A comissão constituída em cada fase do concurso terá plena autonomia de julgamento, até mesmo nos casos omissos.

  • No caso da linguagem da música, para fins de concurso, a produção deverá ser inédita, respeitar o tema e, em caso de plágio no todo ou em parte, será automaticamente desclassificada.

  • Os resultados serão divulgados no site da Diretoria de Ensino da Região de Itapecerica da Serra https://deitapecerica.educacao.sp.gov.br/, respeitando o cronograma supracitado.

  • Os parceiros responsáveis pela Mostra/Concurso ART5 poderão utilizar as imagens e vídeos das obras feitas pelos participantes durante a realização do concurso

Referências

Título: Nome da obra.
Nome do Concurso: Concurso ART 5 – O Protagonismo Juvenil em meio ao distanciamento social - DERITS 2020 - 1ª edição
Descrição: Nome da Diretoria de Ensino, nome da Escola, nome do (s) participante (s) e do (a) professor/a orientador/a.

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