Perguntas e questionamentos comuns sobre o Concurso ART 5 2021.

 

1 -Quais estudantes podem participar?

Resp.: Todos os estudantes frequentes e matriculados em nossas 64 escolas. Em todos os segmentos (anos iniciais, anos finais, ensino médio e EJA).

 

2 - Como faço para inscrever o estudante?

Resp.: Através do link: https://www.concursoart5.com.br/inscri%C3%A7%C3%B5es , APÓS O UPLOAD DA OBRA NO YOUTUBE, preencher os dados do estudante e também do professor tutor (ou gestor), autorização de uso de imagem em posse da escola e anexar o link da obra com o tema do concurso (“Escola, lugar de ser...”) na ficha de inscrição.

 

3 - Como faço para concorrer em Artes Visuais?

Resp.: A inscrição é da mesma forma que as demais categorias, porém, há necessidade do envio da obra física para o Núcleo Pedagógico, com identificação conforme o regulamento. Solicitamos que o processo de produção seja filmado e/ou fotografado e postado também no Youtube, para apreciação da produção artística.

 

4 - Quantos alunos podem participar por obra?

Resp.: De um a cinco participantes por obra.

 

5 - Em minha escola, tenho muitos alunos interessados em participar. Existe limite de participação por escola?

Resp.: Não há limites de inscrições por escola.

 

6 - É permitido a ajuda de familiares?

Resp.: Sim, mas a obra precisa ser de autoria do estudante e o mesmo ser o protagonista da ação.

 

7 - Como foi o concurso de 2020?

Resp.: O concurso de 2020 (1ª edição) teve como tema “O protagonismo juvenil em meio a adversidades”, que foi liderado lindamente pela PCNP Graciela Mello e o PCNP Wagner Silva. Momento de muitas adversidades, pois, 2020 foi o ano mais brando de pandemia Covid-19. As obras foram incríveis e o evento de premiação está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=OzTooNginSA&t=3139s .

 

8 - Como os estudantes serão avaliados?

Resp.: Os estudantes devem atender as regras do regulamento, presentes no link: https://www.concursoart5.com.br/regulamento, o Núcleo Pedagógico fará uma pré-seleção e os finalistas serão avaliados por segmento (anos iniciais, anos finais, ensino médio e EJA), os jurados que definirão os vencedores são profissionais das linguagens artísticas avaliadas.

 

9 - E a ação voltada para o logotipo do grêmio estudantil em Artes Visuais?

Resp.: O estudante tem a possibilidade de criar o logotipo do grêmio estudantil que representará as 64 escolas de nossa Diretoria de Ensino. Uma ação protagonista e importante para que o grêmio da Derits seja construído por nossos estudantes. Em 2020, a estudante Camila Carvalho, vencedora da canção (ensino médio) gravou o hino do grêmio com a cantora Heloá Holanda.

10 - Tem premiação?

Resp.: Sim, embora o regulamento não preveja premiação, nossos parceiros “amigos da escola” estão nos apoiando com premiações.

 

11 - Em que data saberemos os resultados?

Resp.: No dia 09 de dezembro, onde será realizado, de modo híbrido, o encerramento do concurso. Alguns estudantes finalistas presencialmente e toda a comunidade escolar remotamente. Coloquem na agenda, contamos com a presença de todos.

 

12 - É somente professor de Arte que pode orientar o estudante?

Resp.: Não, qualquer professor protagonista pode orientar os estudantes. Apesar do concurso carregar a nomenclatura de Arte, os professores de todas as áreas e gestores podem apoiar os estudantes, pois, a linguagem artística é a linguagem mais completa e que potencializa as demais. Além do tema ser de grande possibilidade para o trabalho interdisciplinar.

 

13 - E o Grêmio Estudantil?!? No que pode apoiar?

Resp.: O Grêmio Estudantil é essencial na disseminação de projetos nas unidades escolares, além de fortalecer o papel protagonista dos estudantes, então, os grêmios podem liderar as ações com o apoio de seus articulares e criar campanhas de disseminação do concurso ART-5.

 

14 - O Concurso ART 5 é importante para o fortalecimento do Projeto de Vida do estudante?

Resp.: Sim. A premissa do Projeto de vida é compreendida como o processo de planejamento no qual indivíduos se conhecem melhor, identificando seu potencial, interesses e paixões, portanto, um concurso a nível de Diretoria de Ensino, com convidados e divulgação é importantíssimo para os estudantes, além da descoberta de potencialidades e grande incentivo aos estudantes que de alguma forma se sentem inseguros.